Como fazer o pedido de demissão

Situação difícil para muitas pessoas, o pedido de demissão é algo que precisa ser feito com delicadeza e educação. E para evitar constrangimentos e frustrações, é necessário que antes de conversar com o supervisor, o funcionário esteja seguro de seus objetivos. Pensando nisso, veja algumas dicas especiais para quem deseja pedir demissão, mas não sabe como agir.

Momento certo

Escolha um momento em que o clima esteja tranquilo, sem preocupações excessivas de trabalho, tanto para você, quanto para o seu chefe.

Local ideal

Jamais peça demissão em público, ou pelos corredores da empresa. Chame seu supervisor em um ambiente reservado e somente após anuncie sua decisão.

Argumentos

É importante mostrar ao empregador, durante a conversa, o quanto a empresa foi importante na sua vida e crescimento profissional. Explique que irá sair em busca de novos desafios, mas que sua estada ali foi fundamental para a sua carreira, e deixe claro que a saída não tem razões emocionais. Seja honesto, educado e objetivo. Dessa forma, será muito mais fácil manter as portas da empresa abertas, caso haja uma nova oportunidade no futuro.

Carta de recomendação

Não pergunte ao seu chefe se ele pode lhe fornecer uma carta de recomendação, e sim se ele pode lhe dar uma boa referência. Desse modo, ele certamente irá apontar suas melhores habilidades.

Possíveis perguntas feitas pelo supervisor

Durante a conversa com seu supervisor, ele provavelmente lhe perguntará o motivo de sua demissão. Também é possível que lhe ofereça um novo cargo ou aumento de salário. Caso essas propostas estejam de acordo com o seu interesse, aceite. Entretanto, esteja ciente de que sua decisão deverá permanecer firme, pois, caso contrário, prejudicará sua reputação na empresa.

Direitos

São direitos do trabalhador que pede demissão receber: aviso prévio trabalhado ou indenizado, e o pagamento dos dias trabalhados e DSR (descanso semanal remunerado), décimo terceiro proporcional, férias proporcionais acrescidas de 1/3, saldo de salário, prêmios, gratificações, entre outros.